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Guia Para Iniciantes e Defesa para iniciantes
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Guia Para Iniciantes e Defesa para iniciantes
Segurança:
A pratica do esporte requer alguns cuidados com a segurança que dividirei em duas partes, segurança primária e obrigatória, e segurança secundária e talvez opcional.
Segurança Primária: Temos em segurança primária itens obrigatórios e algumas técnicas de como manusear o equipamento:
• Mascaras: As mascaras de Paintball foram desenvolvidas para evitar o impacto dos projéteis com os olhos, nariz, boca, algumas incluem a nuca e o pescoço, que são áreas sensíveis do nosso corpo, principalmente os olhos, pois um impacto na região dos olhos causa lesões sérias no globo ocular.
• Marcadores: MARCADORES NÃO SÃO BRINQUEDO, apesar de não serem armas, trate-os como se fosse, não aponte para os outros, não efetue disparos fora das áreas designadas pelo campo/organização do evento, não porte seus marcadores montados pelas ruas, UTILIZEM SEMPRE BARREL SOX/PLUGS NAS AREAS FRIAS (FORA DE JOGO), e o dedo sempre fora do gatilho. Essas regras são válidas mesmo para marcadores incapazes de efetuar disparos (sem bolinhas e/ou sem gás)
Segurança Secundária: Temos como itens secundários, itens que proporcionam uma segurança maior para nós e/ou outras pessoas.
• Coletes: O Item opcional mais obrigatório dos últimos tempos, ele garante proteção extra ao tronco e às costas.
• Roupas: Obviamente iremos todos jogar de roupas, procurem jogar com roups grossas e no caso das gandolas (blusas) se elas forem de 1 numero maior minimizam o impacto das bolinhas na pele, a desvantagem é que você pode não sentir o impacto, a regra vale para as calças, mas cuidado com calças muito largas pois elas caem e tornam difícil a movimentação (causando alguns tombos para diversão alheia)
• Cotoveleiras, joelheiras, pescoceiras e conquilhas: são úteis porem deve se levar em conta o conforto e a capacidade de movimentação.
• Coturnos: Obrigatórios para jogos de cenário, proporcionam proteção extra aos pés (contra pregos, espinhos, pedras pontiagudas...) evitam de se escorregar em superfícies muito lisas (não fazem milagre mas ajudam bastante) e os de cano alto protegem um pouco contra torções de pé.
• Luvas: particularmente eu considero um bom upgrade nas roupas, pois proporciona uma segurança maior na empunhadura e uma segurança aos dedos.
Dicas de Segurança:
• A mascara vai embaçar, coçar, dar calor etc. , porém nunca JAMAIS retirem-na uma dica útil é : lave-a bem, passe um anti embaçante (ou um detergente, shampoo jhonson), e na hora do jogo sopre o ar para baixo.
Regras Gerais e de Eliminação: Essas regras variam de jogo para jogo então passarei um resumo geral das regras:
• Não discuta: os jogadores levados pelo calor do jogo às vezes discutem no campo, na duvida chame o Ranger e não discuta com o mesmo.
• O que acontece no campo fica no campo: Às vezes o numero de rangers é insuficente para a demanda de jogadores e acontece as vezes uma discussão ou duas, mas não leve isso para fora do campo, seja educado com o mesmo e nunca jamais ofenda-o.
• JAMAIS RETIRE A MASCARA: essa é um regra importante e merece que seja repetida, já vi jogadores veteranos tirando a mascara para discutir no meio do jogo, se visualizar uma situação dessas: pare os disparos, peça para que o mesmo recoloque a mascara e chame um Ranger.
• Não atire demais: Um tiro basta para eliminação, na duvida chame um Ranger para Paint Check (ver se o jogador esta marcado ou não).
• Não consuma álcool ou drogas nas dependências do campo: Beber ou utilizar drogas altera a consciência da pessoa, e como o marcador deve ser tratado como uma arma de fogo, uma pessoa com consciência alterada não deve manusear uma arma de fogo.
• Se divirta: O Paintball é um jogo, e todo o jogo tem a função de entreter os participantes e não causar intrigas.
Eliminação: Essa regra varia conforme o campo e o tipo do jogo, então postarei aqui as principais:
• Corpo inteiro: Minha eliminação preferida, qualquer parte do corpo vale, um tiro no dedinho elimina tanto quando um head shot (tiro na cabeça) Vantagens: gasta um menor numero de munição e jogadores bem escondidos levam vantagem.
• Garrafão: Eliminação que visa os pontos “vitais” do alvo consiste em Cabeça e Tronco, a vantagem principal é que o jogador prescisa se movimentar mais para acertar o alvo, pois dificilmente alguém expõe o tronco forçando a o jogador ser um exímio atirador e só acertar na cabeça ou ele ser o super andarilho, que se movimenta quilômetros em campo para eliminar um alvo.
Existem outros tipos de eliminação que variam conforme a organização do jogo entre elas: garrafão com membros inutilizáveis, corpo inteiro com marcador valendo também, garrafão com membros e marcadores inutilizáveis, etc.
Cobertura
Se esconder é uma arte e não coisa de covarde.
Um bom jogador de paintball sabe como se cobrir, se proteger, enfim de esconder de modo geral, vou explicar aqui alguns tipos de cobertura, lembrando sempre que é um esboço.
Coberturas Fixas: Quando um obstáculo não se move ele é utilizado como cobertura fixa, exemplo de cobertura fixa: Paredes, meia paredes, tronco de arvores, etc. Quando se esta numa cobertura fixa, certifique-se que suas pernas, braços,(traseiro) cabeça, estão seguramente atrás do obstáculo, tome cuidado com buracos na parte baixa e com janelas altas.
Coberturas Móveis: Essa cobertura bem utilizada se torna uma arma potente e difícil de bater, temos de exemplo de cobertura móvel: uma porta*, um escudo, ou um madeirite improvisado proporcionando uma corrida (já vi em uso), como utilizar: no caso de portas e escudos, cuidado com os pés, braços, cabeça... No caso de improvisar uma cobertura, cuidado com pregos, vidros quebrados, farpas... Caso alguém se utilize uma cobertura móvel: mire nas pernas, braços,cabeça, ou qualquer outra parte exposta do alvo, pois no caso de uma cobertura móvel é quase impossível cobrir o corpo inteiro.
* considero porta uma cobertura móvel pois ela se mexe apesar de estar fixa no batente, possibilitando assim que a pessoa que se utiliza dela a movimente afim de proporcionar cobertura adicional, a desvantagem é que ela está fica num ponto.
Meia Cobertura: No paintball é possível utilizar-se de um tipo de cobertura que em um embate real não é utilizado (frequentemente) a meia cobertura, mas o que é uma meia cobertura? Simples, a meia cobertura é uma cobertura que o seu adversário te vê mas não necessariamente te acerta, um exemplo clássico de meias coberturas são moitas: as vezes as folhas das moitas são tão esparsas que qualquer um te vê (mesmo camuflado) porém essas folhas esparsas seguram as bolinhas impossibilitando que o alvo seja atingido com eficiência, você só é atingido por Splash (respingos), o que não necessariamente o elimina (a menos que seja de uma granada, nesse caso você está fora)
Tiro Cego: Falar em coberturas e não falar em tiro cego é inviável, o que é tiro cego? Sabe aquele jogador que coloca o cano da arma de um buraco e atira? Ou aquele que está na mesma parede que você porem do outro lado e ele põe a marcadora para eliminá-lo? Ou até mesmo aquela pessoa com medo que deita no chão atrás do obstáculo e só expõe a arma nem olha para onde atira e fecha os olhos de medo? Isso é o tiro cego, porque não é aceito? Simplesmente por dois motivos: primeiro que o tiro cego é um tiro impreciso pois o atirador não vê o alvo e um tiro impreciso acerta qualquer coisa, qualquer pessoa (inclusive um aliado seu), e qualquer lugar (pode facilmente quebrar uma janela, etc) e o segundo motivo é que torna o jogo injusto, pois você não tem chance de revidar os disparos.
Visada: Na mesmas condições do tiro cego você pode observar por frestas, buracos, etc. se você não dá tiro cego, pode olhar pelas frestas , buracos e afins, desde que não atire pelos mesmos, tenha certeza para onde direciona seus disparos sempre, a visada é importante.
E por fim mas não menos importante. Diversão.
Bom DIVERTIMENTO a TODOS.
Estas dicas sao alguns apanhados sobre a estrategia e a arte da defesa.
A Defesa é muito dificil, geralmente os iniciantes pensam que defender é facil, pensam que é a melhor chance de adquirir experiencia.
Mas estão enganados este não é o caminho da vitória.
Antes de mais nada é preciso um estado de atitude, vc precisa acreditar em vc e no seu time, nunca deve pensar: “Eles são melhores que nós”.
Defender nao quer dizer q vc deve ficar parado esperando seu inimigo.
Nao pare de se movimentar se ficar parado no mesmo lugar vc sera descoberto, nao gaste seu tempo ficando no mesmo lugar, trocando tiros gastando sua munição.
Assim q o inimigo localizar sua posicao ele vai querer saber o q vc tem, metralhadora, fuzil de longo alcance, qtos estao com vc, para assim armar uma ataque pelos flancos. Por isso, ao ser descoberto mude sua posicao, coloque a cara no chao e se arraste para outro lugar procure sempre se movimentar e modificar sua posicao para surpreeder o inimigo.
Se vc esta sob fogo serrado nao entre em panico aguarde a melhor hora pra se movimentar deixe ele acabar com o loader e qdo ele estiver remuniciando mude sua posicao
Se vc esta numa barricada num espaco aberto e nao tem como sair e esta sendo cercado pelos flancos. Mude as direcoes dos tiros.. atire pra direita , pra a esquerda, e de rapidas olhadas pra evitar um ataque frontal.
Confunda o inimigo nao atire no mesmo angulo e na mesma posicao, coloque a cabeca e sua arma em diferentes posicoes dificultando a mira do seu inimigo.
Quando vc esta defendendo ou qdo esta guardando um flanco. Seus oponentes estarao procurando por vc. Vc nao precisa ser a caça se defendendo, torne-se o caçador, encontre pontos estrategicos para montar sua emboscada no melhor estilo de guerrilha para retardar o ataque.
Se o local a ser defendido possui bons locais para se esconder, nao se posicione atras do bunker ou atras da bandeira, avance sua defesa e surpreenda o adversario.
Muitas vezes a eboscada nao é um ato q se possa prever, fique atento as oportunidades, as oportunidades de emboscada aparecem durante o jogo.
Outra maneira de surpreender o adversario qdo aparece a oportunidade é utilizar os cantos do campo.
Ao passar por uma lateral do campo geralmente o adversario esquece de verificar o canto e pode ser surpreendido.
Agora lembre-se nunca utilize a mesma estrategia e posicionamento duas vezes, no mesmo jogo, utilize sua estrategia de maneira bem feita porq vc so tem uma chance.
Assim q utilizar uma estrategia monte a proxima, esqueça da ultima boa posicao e procure uma nova ação.
Depois de uma emboscada ou uma boa ação defensiva, vc vai denunciar sua ação, seja atraves do barulho ou manchas de tinta. Assim nao ira surpreender mais ninguem, sua localização já nao sera uma novidade.
Vc sera caçado e sua derrota sera apenas uma questão de tempo.
Na verdade o mais comum para os jogadores de primeira vez é ficar mesmo na retaguarda, quase paralizados pelo medo, ansiedade e adrenalina, o que, na maioria das vezes os torna presas fáceis pelos experientes que procuram atacar pelos flancos, ou pior ainda, pela retaguarda!
Tem também aquele cara que sempre se esconde como um tatu, esperando que um oponente passe na sua frente... e que em geral, não ajuda em nada ao time, e na verdade, praticamente não joga, por optar por esta tática.
Pra mim, a melhor opção de defes é o ataque rápido pelos flancos, se possível com a mudança rápuda de posições!
O Clássico "Hit-and-Run"!
Localize o oponente, e tente elimina-lo... se não der certo, desista dessa troca insensata de tiros e procure rápidamente ontro ângulo de tiro, o que as vezes exige que você dê a volta pelo campo!
Comunicação é a palavra mais vital nos jogos de Paintball!!!
Comunique tudo que ver... cada elemento inimigo... o que ele está fazendo... para onde ele está indo!
Grite isso pelo campo se for preciso... mas faça a comunicação!
Primeiramente, isso irrita e assunta o oponente e o faz se sentir ameaçado por um poder superior, que pode leva-lo a cometer o "erro-fatal"
Em segundo lugar, isso orienta os elementos do seu time a ter uma visão melhor de campo, de forma a poder agir de forma mais coordenada para o sucesso na partida!
Se estiver com rádio... use-o de forma favorável!
Seja claro em suas mensagens e se identifique!
Fale quem é você e onde você está... e o que está fazendo, ou vendo!
Escute os outros elementos do seu time e elabore sua estratégia em conjunção com eles!
Uma coisa muito importante: Se for Eliminado, COMUNIQUE ISSO, em alto e bom som, ou pelo sistema de rádio!
É terrível quando você sabe que tem um elemento do seu time avançado e em boas condições, e quando chega perto acaba sendo eliminado porque não soube que "aquele camarada" haia sido eliminado ali a alguns instantes atrás!
Isso também serve para que os elementos do seu time tenham noção do equilibrio das forças em cada parte do campo.
Se alguém foi eliminado em algum lugar, pode ser que haja ali um bom foco de resustência o que indica que outro lugar possa estar vulnerável à invasão (flancos/retaguarda)
Esteja atento a estes detalhes e ao fluxo de "eliminados"... que lhe indicarão os pontos críticos e os pontos mais tranquilos do campo de jogo.
Respire, comunique-se, respire, pense, respire, aja!
A pratica do esporte requer alguns cuidados com a segurança que dividirei em duas partes, segurança primária e obrigatória, e segurança secundária e talvez opcional.
Segurança Primária: Temos em segurança primária itens obrigatórios e algumas técnicas de como manusear o equipamento:
• Mascaras: As mascaras de Paintball foram desenvolvidas para evitar o impacto dos projéteis com os olhos, nariz, boca, algumas incluem a nuca e o pescoço, que são áreas sensíveis do nosso corpo, principalmente os olhos, pois um impacto na região dos olhos causa lesões sérias no globo ocular.
• Marcadores: MARCADORES NÃO SÃO BRINQUEDO, apesar de não serem armas, trate-os como se fosse, não aponte para os outros, não efetue disparos fora das áreas designadas pelo campo/organização do evento, não porte seus marcadores montados pelas ruas, UTILIZEM SEMPRE BARREL SOX/PLUGS NAS AREAS FRIAS (FORA DE JOGO), e o dedo sempre fora do gatilho. Essas regras são válidas mesmo para marcadores incapazes de efetuar disparos (sem bolinhas e/ou sem gás)
Segurança Secundária: Temos como itens secundários, itens que proporcionam uma segurança maior para nós e/ou outras pessoas.
• Coletes: O Item opcional mais obrigatório dos últimos tempos, ele garante proteção extra ao tronco e às costas.
• Roupas: Obviamente iremos todos jogar de roupas, procurem jogar com roups grossas e no caso das gandolas (blusas) se elas forem de 1 numero maior minimizam o impacto das bolinhas na pele, a desvantagem é que você pode não sentir o impacto, a regra vale para as calças, mas cuidado com calças muito largas pois elas caem e tornam difícil a movimentação (causando alguns tombos para diversão alheia)
• Cotoveleiras, joelheiras, pescoceiras e conquilhas: são úteis porem deve se levar em conta o conforto e a capacidade de movimentação.
• Coturnos: Obrigatórios para jogos de cenário, proporcionam proteção extra aos pés (contra pregos, espinhos, pedras pontiagudas...) evitam de se escorregar em superfícies muito lisas (não fazem milagre mas ajudam bastante) e os de cano alto protegem um pouco contra torções de pé.
• Luvas: particularmente eu considero um bom upgrade nas roupas, pois proporciona uma segurança maior na empunhadura e uma segurança aos dedos.
Dicas de Segurança:
• A mascara vai embaçar, coçar, dar calor etc. , porém nunca JAMAIS retirem-na uma dica útil é : lave-a bem, passe um anti embaçante (ou um detergente, shampoo jhonson), e na hora do jogo sopre o ar para baixo.
Regras Gerais e de Eliminação: Essas regras variam de jogo para jogo então passarei um resumo geral das regras:
• Não discuta: os jogadores levados pelo calor do jogo às vezes discutem no campo, na duvida chame o Ranger e não discuta com o mesmo.
• O que acontece no campo fica no campo: Às vezes o numero de rangers é insuficente para a demanda de jogadores e acontece as vezes uma discussão ou duas, mas não leve isso para fora do campo, seja educado com o mesmo e nunca jamais ofenda-o.
• JAMAIS RETIRE A MASCARA: essa é um regra importante e merece que seja repetida, já vi jogadores veteranos tirando a mascara para discutir no meio do jogo, se visualizar uma situação dessas: pare os disparos, peça para que o mesmo recoloque a mascara e chame um Ranger.
• Não atire demais: Um tiro basta para eliminação, na duvida chame um Ranger para Paint Check (ver se o jogador esta marcado ou não).
• Não consuma álcool ou drogas nas dependências do campo: Beber ou utilizar drogas altera a consciência da pessoa, e como o marcador deve ser tratado como uma arma de fogo, uma pessoa com consciência alterada não deve manusear uma arma de fogo.
• Se divirta: O Paintball é um jogo, e todo o jogo tem a função de entreter os participantes e não causar intrigas.
Eliminação: Essa regra varia conforme o campo e o tipo do jogo, então postarei aqui as principais:
• Corpo inteiro: Minha eliminação preferida, qualquer parte do corpo vale, um tiro no dedinho elimina tanto quando um head shot (tiro na cabeça) Vantagens: gasta um menor numero de munição e jogadores bem escondidos levam vantagem.
• Garrafão: Eliminação que visa os pontos “vitais” do alvo consiste em Cabeça e Tronco, a vantagem principal é que o jogador prescisa se movimentar mais para acertar o alvo, pois dificilmente alguém expõe o tronco forçando a o jogador ser um exímio atirador e só acertar na cabeça ou ele ser o super andarilho, que se movimenta quilômetros em campo para eliminar um alvo.
Existem outros tipos de eliminação que variam conforme a organização do jogo entre elas: garrafão com membros inutilizáveis, corpo inteiro com marcador valendo também, garrafão com membros e marcadores inutilizáveis, etc.
Cobertura
Se esconder é uma arte e não coisa de covarde.
Um bom jogador de paintball sabe como se cobrir, se proteger, enfim de esconder de modo geral, vou explicar aqui alguns tipos de cobertura, lembrando sempre que é um esboço.
Coberturas Fixas: Quando um obstáculo não se move ele é utilizado como cobertura fixa, exemplo de cobertura fixa: Paredes, meia paredes, tronco de arvores, etc. Quando se esta numa cobertura fixa, certifique-se que suas pernas, braços,(traseiro) cabeça, estão seguramente atrás do obstáculo, tome cuidado com buracos na parte baixa e com janelas altas.
Coberturas Móveis: Essa cobertura bem utilizada se torna uma arma potente e difícil de bater, temos de exemplo de cobertura móvel: uma porta*, um escudo, ou um madeirite improvisado proporcionando uma corrida (já vi em uso), como utilizar: no caso de portas e escudos, cuidado com os pés, braços, cabeça... No caso de improvisar uma cobertura, cuidado com pregos, vidros quebrados, farpas... Caso alguém se utilize uma cobertura móvel: mire nas pernas, braços,cabeça, ou qualquer outra parte exposta do alvo, pois no caso de uma cobertura móvel é quase impossível cobrir o corpo inteiro.
* considero porta uma cobertura móvel pois ela se mexe apesar de estar fixa no batente, possibilitando assim que a pessoa que se utiliza dela a movimente afim de proporcionar cobertura adicional, a desvantagem é que ela está fica num ponto.
Meia Cobertura: No paintball é possível utilizar-se de um tipo de cobertura que em um embate real não é utilizado (frequentemente) a meia cobertura, mas o que é uma meia cobertura? Simples, a meia cobertura é uma cobertura que o seu adversário te vê mas não necessariamente te acerta, um exemplo clássico de meias coberturas são moitas: as vezes as folhas das moitas são tão esparsas que qualquer um te vê (mesmo camuflado) porém essas folhas esparsas seguram as bolinhas impossibilitando que o alvo seja atingido com eficiência, você só é atingido por Splash (respingos), o que não necessariamente o elimina (a menos que seja de uma granada, nesse caso você está fora)
Tiro Cego: Falar em coberturas e não falar em tiro cego é inviável, o que é tiro cego? Sabe aquele jogador que coloca o cano da arma de um buraco e atira? Ou aquele que está na mesma parede que você porem do outro lado e ele põe a marcadora para eliminá-lo? Ou até mesmo aquela pessoa com medo que deita no chão atrás do obstáculo e só expõe a arma nem olha para onde atira e fecha os olhos de medo? Isso é o tiro cego, porque não é aceito? Simplesmente por dois motivos: primeiro que o tiro cego é um tiro impreciso pois o atirador não vê o alvo e um tiro impreciso acerta qualquer coisa, qualquer pessoa (inclusive um aliado seu), e qualquer lugar (pode facilmente quebrar uma janela, etc) e o segundo motivo é que torna o jogo injusto, pois você não tem chance de revidar os disparos.
Visada: Na mesmas condições do tiro cego você pode observar por frestas, buracos, etc. se você não dá tiro cego, pode olhar pelas frestas , buracos e afins, desde que não atire pelos mesmos, tenha certeza para onde direciona seus disparos sempre, a visada é importante.
E por fim mas não menos importante. Diversão.
Bom DIVERTIMENTO a TODOS.
Estas dicas sao alguns apanhados sobre a estrategia e a arte da defesa.
A Defesa é muito dificil, geralmente os iniciantes pensam que defender é facil, pensam que é a melhor chance de adquirir experiencia.
Mas estão enganados este não é o caminho da vitória.
Antes de mais nada é preciso um estado de atitude, vc precisa acreditar em vc e no seu time, nunca deve pensar: “Eles são melhores que nós”.
Defender nao quer dizer q vc deve ficar parado esperando seu inimigo.
Nao pare de se movimentar se ficar parado no mesmo lugar vc sera descoberto, nao gaste seu tempo ficando no mesmo lugar, trocando tiros gastando sua munição.
Assim q o inimigo localizar sua posicao ele vai querer saber o q vc tem, metralhadora, fuzil de longo alcance, qtos estao com vc, para assim armar uma ataque pelos flancos. Por isso, ao ser descoberto mude sua posicao, coloque a cara no chao e se arraste para outro lugar procure sempre se movimentar e modificar sua posicao para surpreeder o inimigo.
Se vc esta sob fogo serrado nao entre em panico aguarde a melhor hora pra se movimentar deixe ele acabar com o loader e qdo ele estiver remuniciando mude sua posicao
Se vc esta numa barricada num espaco aberto e nao tem como sair e esta sendo cercado pelos flancos. Mude as direcoes dos tiros.. atire pra direita , pra a esquerda, e de rapidas olhadas pra evitar um ataque frontal.
Confunda o inimigo nao atire no mesmo angulo e na mesma posicao, coloque a cabeca e sua arma em diferentes posicoes dificultando a mira do seu inimigo.
Quando vc esta defendendo ou qdo esta guardando um flanco. Seus oponentes estarao procurando por vc. Vc nao precisa ser a caça se defendendo, torne-se o caçador, encontre pontos estrategicos para montar sua emboscada no melhor estilo de guerrilha para retardar o ataque.
Se o local a ser defendido possui bons locais para se esconder, nao se posicione atras do bunker ou atras da bandeira, avance sua defesa e surpreenda o adversario.
Muitas vezes a eboscada nao é um ato q se possa prever, fique atento as oportunidades, as oportunidades de emboscada aparecem durante o jogo.
Outra maneira de surpreender o adversario qdo aparece a oportunidade é utilizar os cantos do campo.
Ao passar por uma lateral do campo geralmente o adversario esquece de verificar o canto e pode ser surpreendido.
Agora lembre-se nunca utilize a mesma estrategia e posicionamento duas vezes, no mesmo jogo, utilize sua estrategia de maneira bem feita porq vc so tem uma chance.
Assim q utilizar uma estrategia monte a proxima, esqueça da ultima boa posicao e procure uma nova ação.
Depois de uma emboscada ou uma boa ação defensiva, vc vai denunciar sua ação, seja atraves do barulho ou manchas de tinta. Assim nao ira surpreender mais ninguem, sua localização já nao sera uma novidade.
Vc sera caçado e sua derrota sera apenas uma questão de tempo.
Na verdade o mais comum para os jogadores de primeira vez é ficar mesmo na retaguarda, quase paralizados pelo medo, ansiedade e adrenalina, o que, na maioria das vezes os torna presas fáceis pelos experientes que procuram atacar pelos flancos, ou pior ainda, pela retaguarda!
Tem também aquele cara que sempre se esconde como um tatu, esperando que um oponente passe na sua frente... e que em geral, não ajuda em nada ao time, e na verdade, praticamente não joga, por optar por esta tática.
Pra mim, a melhor opção de defes é o ataque rápido pelos flancos, se possível com a mudança rápuda de posições!
O Clássico "Hit-and-Run"!
Localize o oponente, e tente elimina-lo... se não der certo, desista dessa troca insensata de tiros e procure rápidamente ontro ângulo de tiro, o que as vezes exige que você dê a volta pelo campo!
Comunicação é a palavra mais vital nos jogos de Paintball!!!
Comunique tudo que ver... cada elemento inimigo... o que ele está fazendo... para onde ele está indo!
Grite isso pelo campo se for preciso... mas faça a comunicação!
Primeiramente, isso irrita e assunta o oponente e o faz se sentir ameaçado por um poder superior, que pode leva-lo a cometer o "erro-fatal"
Em segundo lugar, isso orienta os elementos do seu time a ter uma visão melhor de campo, de forma a poder agir de forma mais coordenada para o sucesso na partida!
Se estiver com rádio... use-o de forma favorável!
Seja claro em suas mensagens e se identifique!
Fale quem é você e onde você está... e o que está fazendo, ou vendo!
Escute os outros elementos do seu time e elabore sua estratégia em conjunção com eles!
Uma coisa muito importante: Se for Eliminado, COMUNIQUE ISSO, em alto e bom som, ou pelo sistema de rádio!
É terrível quando você sabe que tem um elemento do seu time avançado e em boas condições, e quando chega perto acaba sendo eliminado porque não soube que "aquele camarada" haia sido eliminado ali a alguns instantes atrás!
Isso também serve para que os elementos do seu time tenham noção do equilibrio das forças em cada parte do campo.
Se alguém foi eliminado em algum lugar, pode ser que haja ali um bom foco de resustência o que indica que outro lugar possa estar vulnerável à invasão (flancos/retaguarda)
Esteja atento a estes detalhes e ao fluxo de "eliminados"... que lhe indicarão os pontos críticos e os pontos mais tranquilos do campo de jogo.
Respire, comunique-se, respire, pense, respire, aja!
Re: Guia Para Iniciantes e Defesa para iniciantes
bom para quem ta começando agora e otimoo cara
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